x_d56cc4f

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Portal do Professor - MEC e o Projeto Cordel na Escola.


Uma grande alegria!!!

O Portal do Professor do MEC, entrou em contato conosco e irá publicar o Projeto Cordel na Escola,
desenvolvido pelo Cordelista José Acaci na nossa Escola.

Fátima Schenini, Assessora de Comunicação Social do Ministério da Educação, me enviou um questionário para responder, enquanto diretora, sobre a importância da realização desse Projeto na Escola Municipal Professora Íris de Almeida Matos, também foi enviado questionamentos para a Professora Sandra Barbalho precursora de atividades cordelistas na nossa escola. 
 Na íntegra os questionamentos enviados para o email da secretária da Escola Ítala Márcia, pessoa responsável pelo primeiro contato.

Subject: Cordel na Escola
Date: Wed, 16 May 2012 12:03:56 -0300
From: JornaldoProfessor@mec.gov.br
To: italamarcia2010@hotmail.com

Cara Ítala,
Conforme contato telefônico, estou encaminhando algumas perguntas sobre o projeto Cordel na Escola, que está sendo realizado nessa instituição de ensino.
Peço a gentileza de encaminhá-las à diretora e à professora Sandra Barbalho, para serem respondidas até sexta-feira, dia 18.
Cordialmente,
Fátima Schenini
Editora do Jornal do Professor
Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação
Perguntas para a diretora:
1. Nome completo; curso de graduação (e de pós, se tiver); tempo de magistério; tempo na direção; leciona ou já lecionou? Qual a disciplina?
2. Por que a Escola Professora Íris está realizando o projeto Cordel na Escola? Qual o objetivo? Qual a duração desse projeto?
3. É a primeira vez que a escola realiza um projeto de cordel? Quais os benefícios que você espera com a realização desse projeto? Em sua opinião, ele irá proporcionar
melhorias no comportamento ou na aprendizagem dos alunos?
Perguntas para professora Sandra Barbalho:
1. Nome completo; curso de graduação (e de pós, se tiver); tempo de magistério; tempo nessa escola; disciplinas que leciona e turmas que atende;
2. Li, na internet, que a Escola Profa. Íris deu início ao projeto Cordel na Escola, com o cordelista José Acaci. Gostaria de saber mais detalhes sobre esse projeto: objetivo, duração, atividade, turmas que participam etc.
3. Como é a sua participação nesse projeto? Outros professores também participam do projeto?
4. Como é a receptividade dos alunos com relação às atividades desenvolvidas? Há interesse? Você observa melhorias na aprendizagem ou no comportamento dos alunos?
5. Você costuma trabalhar com literatura de cordel na sala de aula? Que projetos já realizou sobre esse tema? Quais as turmas que participaram? Quais os períodos?
6. Ao trabalhar com literatura de cordel, quais as principais atividades que costuma realizar com os alunos? Nesse assunto, você trabalha sozinha ou junto com professores de outras disciplinas?



Ao responder esse email aproveitamos para falar sobre o Projeto Literário Sopa de Letrinhas que vem surpreendendo com os talentos que estão sendo descobertos, entre eles Jeferson que além de ser convidado para vários eventos culturais na nossa cidade, recebe o patrocínio da Editora Cortez para promover a leitura em seu bairro, recebendo livros de excelente qualidade mensalmente, em seguida o aluno Jorge se destacando ao recitar poesias e agora a divulgação a nível nacional de Projetos realizados e desenvolvidos na nossa escola, devido as postagens atualizadas do nosso blog!!!!

Em breve mais notícias!!!



Aluno Jorge recitando Vinicius de Morais

Roda de leitura

Sr. Cortez e Jeferson
Evento Sopa de Letrinhas Sabor Cordel

Eu, com o Cordelista Acaci e a Profª Sandra Barbalho

Transformar a escola num ambiente acolhedor, num ambiente de aprendizagem,
de cumplicidade, de harmonia, de parcerias, com o intuito de transformar vidas,
não é um sonho,
é uma possibilidade!!!
E eu acredito!!!

 Andréia Cristiane.

Um comentário:

Deixe aqui seu recadinho!!!
Obrigado pela visitinha!!!

Tudo de mim!!!!!